Você sabe o que é o código do seu pneu?
Toda vez que você vai trocar o pneu, é a mesma coisa. Você liga na loja e diz que quer trocar o pneu para o carro X, imediatamente o vendedor pergunta “qual a medida do pneu?”
Você responde: “Aro 15.”
O vendedor insiste: “qual a medida completa?”
Ou então, você acessa a internet, coloca o modelo do seu carro e aparecem diversas medidas diferentes para o mesmo carro.
Não tem jeito, você tem que recorrer a uma olhadinha na lateral do pneu para identificar o código, que representa a medida compatível com seu carro.
Pode parecer uma bobagem, um “complicômetro”, mas o fato é que a medida escolhida para seu carro reflete um estudo, um propósito definido pela montadora que fez o seu carro. São vários fatores que definem e medida:
- a segurança e estabilidade ao guiar levando-se em consideração o tamanho, centro de gravidade, a proposta de terreno para uso do carro, por exemplo.
- a economia de combustível que pode ser proporcionada pela para de contato do pneu com o solo.
Estes e outros fatores são consideradas na definição da medida de um pneu. Isso sem contar o fator estético. Muitas vezes a mudança está apenas por ser uma versão diferente do mesmo carro, onde o tamanho do pneu traz um ar mais esportivo ou até mesmo elegante ao carro.
Não é difícil ver quando um mesmo carro possui versões em diversos aros diferentes. Alguns carros tem pneus aro 14, 15 e até 16, apenas por conta das variações em suas versões.
Alguns sites até tentam deduzir a medida mas confessamos que a maior segurança de comprar o pneu certo, está em checar a medida olhando o pneu de seu carro. Nós da Victore estamos aqui para te ajudar e assegurar e melhor troca para seu carro.
Seja um pneu básico de passeio até um pneu esportivo de performance, temos toda linha da Continental para te atender.
Mas voltando ao tema desse posto, você sabe o que significa o código do seu pneu?
O código é composto por quatro informações, sendo a largura dele, outro altura dele (ou seja o espaço entre o contato do pneu com o solo e a roda), o tipo de construção dele e por fim, o aro dele.
a medida comum é exibida no formato de 3numeros para a largura, uma barra separando os numeros da altura, a letra “R” e o tamanho do aro. Vamos tomar por exemplo a medida abaixo:
205: é a altura do pneu, em milímetros. No exemplo, o pneu possui 205 mm de largura
55: Indica a altura do pneu, ou seja, a altura é um percentual da largura do rasto do pneu. No exemplo, a altura do flanco corresponde a 55% da largura do rasto. Quanto menor o valor, menor a altura do flanco.
Observação: quanto menor a altura, melhor a aderência em curva. No entanto, quanto menor a altura, menos confortável tende a ser a direção do carro.
R: indica que a construção é “radial”, trata-se da construção interna do pneu. Hoje em dia, praticamente todos os pneus construção radial. O Radial significa que os cabos têxteis da carcaça atravessam o pneu de uma ponta (também designada “calcanhar”) à outra.
16: trata-se do diâmetro interior do pneu. Este diâmetro é indicado em polegadas. No nosso exemplo, o diâmetro é de 16 polegadas.
Enfim, você pode mudar a medida do pneu que está em meu carro? A resposta é sim mas tudo depende do que você busca. Um pneu com maior largura de contato com o solo, pode representar maior arrasto e maior consumo no seu consumo. Como mencionado, colocar mais altura aumentar o conforto em dirigir mas perde-se em estabilidade.
Aumentar o aro, envolve a compra de nova rodas. Enfim, é sim possível customizar embora muitos fabricantes não recomendem pois a mudança pode afetar nas características originais do carro. Se esse for o seu desejo, aqui na Victore podemos te ajudar.
Além das medidas, os pneus são classificados de acordo com seu desenho, ou banda de rodagem. Esse é outro ponto importante pois a banda deve ser escolhida de acordo com o propósito de uso. Basicamente, estamos a falar de cinco tipos:
Convencional: também chamamos de “On Road”, possuem sulcos menores, visando maior contato com o solo. Naturalmente, os sulcos são necessários para escoar a água na rodagem em pista molhadas. São os pneus mais comuns no carros de passeio e visam uso principal em asfalto.
Off Road: Possui uma banda de rodagem mais larga e sulcos de maior largura e profundidade. costuma ter uma estrutura mais resistente pois seu uso é para fora do asfalto como terra, cascalho e outros mais irregulares.
Misto: O pneu misto tenta combinar o uso entre o asfalto e a terra, incorporando um visual um pouco mais puxado para o off road. são os chamados “all terrain” (todos os terrenos) ou ATR. É comum vermos em jipes e algumas SUVs com cara de off road, caso da Renegade, TR4, Ecosport e outros.
Carga: Pneus que visam suportar um peso maior de seus veículos. São comuns em utilitários pois sua construção é muito reforçada para suportar o transporte pesado. Até mesmo carros menores, podem ter pneus de carga, caso de pickups pequenas.
Alta Performance: Como o nome diz, possuem um desenho que favorece a rodagem em velocidades maiores. Possuem um desenho diferente do normal pois são possuem construídos para proporcionar e resistir a uso extremo de velocidade com necessidade maior grip (capacidade grudar o carro) em curvas. É fácil bater o olho e identificar pneus mais esportivos. Aqui na Victore, temos toda linha de ultra performance.
Precisando de pneus novos, não deixe de ligar para nosso atendimento ou enviar uma mensagem. Estamos na Avenida Washington Luis, 4545, próximo ao aeroporto de Congonhas e dos bairros do Campo Belo, Brooklin Velho, Vilas Mascote, Jardim Prudência, Chácara Flora e Jardim Marajoara.
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