Você está andando e acende uma luz no carro. O que fazer? Naturalmente, uma luz indica algo que pode ser grave e é natural que você procure ajuda. O primeiro passo é tentar ter uma ideia da gravidade do problema. Para facilitar a nossa vida, existe uma variação como se fosse um sinal.
O código na cor amarela requer ATENÇÃO mas indica que é um erro que permitirá que você siga viagem por um tempo.
A cor vermelha indica que é necessário CUIDADO imediato. Se essa luz se acende logo após ligar o carro, pare imediatamente. Seguramente, há algo grave a ser tratado.
O QUE PODE SER?
Também para ajudar a entender a origem do problema, existem ícones diferentes que auxiliam no entendimento de qual setor está sendo afetado. De acordo com ícone você recebe uma ideia do problema. Alguns são possíveis visualizar a olho nu, exemplo: falta de água no reservatório de arrefecimento do carro. Outros, não.
Abaixo mostro os grupo de erros, de acordo com o setor avariado do carro e que exigem maior cuidado.
Bateria
Indica problema na alimentação da bateria. Você deve levar seu carro a um mecânico não está se carregando adequadamente e seu carro pode perder a carga e assim parar. O carro não depende somente do combustível no motor para funcionar.
Injeção Eletrônica
É uma luz que acende toda vez que giramos a chave para pegar. Quando tudo está OK, ela se apaga logo após a partida. Caso não apague, pode ser um problema. Como sugestão, desligue e ligue novamente, caso a luz persista é indicado agendar com um mecânico.
Temperatura Acesa
Se ela acender com o carro ligado, pare imediatamente. Ela indica que o carro está funcionando muito acima da temperatura adequada. Permanecer com o carro ligado, seguramente te trará danos ainda maiores, inclusive podendo fundir o motor.
Motor
Luz extremamente crítica, indica problema na lubrificação no motor. Pode ser um simples vazamento de óleo que vai drenando o motor e deixando abaixo do nível necessário mas pode ser algo mais grave como um problema de pressão que impede que parte do motor seja corretamente lubrificada. Andar com o carro nesta circunstância pode levar a quebra do motor.
Airbag
Indica algum mal funcionamento no sistema de airbag. De forma prática, num acidente, ele pode não funcionar corretamente.
Não há porquê brincar com a sorte. Se a luz acender, leve ao mecânico imediatamente.
ABS
Desde 2014, todos os carros são obrigado a utilizar o sistema de ABS pra frenagem (determinação do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), estabelecida na Resolução n° 380/2011). O ABS, assim como o Airbag, são itens de extrema importância na segurança do seu veículo. Sem o ABS, o freio do seu carro continua funcionando mas não com a eficiência que esse mecanismo oferece.
Você sabe o papel do ABS? Trata-se de um dispositivo eletrônico que monitora o giro das rodas. Quando você freia o carro, o ABD identifica quando a roda está prestes a travar e assim evita que isso ocorra. O travamento da roda faz com que o carro demore mais a frear. Dessa forma, o ABS faz o carro frear sem que a roda trave, garantindo que o carro pare no menor espaço possível.
VOCÊ PODE DIAGNOSTICAR O PROBLEMA?
Tem sido cada vez mais comum e de fácil acesso dispositivos que, conectados a porta OBD dos carros, permitem identificar o código de erro através de um celular. Estes aparelhos se conectam ao celular por Bluetooth e conseguem ler os códigos de erro.
No entanto, não se iluda. São mais de 5mil códigos de possíveis num carro e o pior, muitas vezes a descrição de um erro não indica aquilo é a solução. Os erros também podem aparecer de forma combinada (mais de um simultâneo) e o conhecimento técnico é primordial para que evite gastos desnecessários.
São inúmeros casos de erros apresentados que não possuem nenhuma relação com a real causa. Existem carros, como o Camaro, que a luz de ABS acesa não representa erro nesse mecanismo e sim num bico injetor de combustível. Por algum motivo, o sinal de mau funcionamento do bico injetor afeta o modulo do ABS. Como se corrige esse erro do ABS? Trocando o bico injetor do carro.
Os modelos BMW são ainda mais complexos. É muito comum os erros de injeção eletrônica (bicos, sensor camshaft, crankshaft, sensor de pressão, entre outros) não representarem o real problema.
Portanto, eu sei que é difícil entender mas ter um dispositivo desse não significa que você saberá a solução. Entendemos que isso gera frustração pois fica sempre a desconfiança do que o mecânico determinará como real defeito. Por este motivo é de extrema importância que você tenha alguém que possa confiar para diagnóstico do seu carro.
Aqui na Victore temos equipamentos e documentação técnicas de todas as principais marcas e modelos de carros. Somos uma empresa familiar, queremos clientes amigos e nos emprenhamos para oferecer o diagnóstico correto, trocando somente o necessário e por um preço justo.
O sócio principal é um apaixonado por carros que decidiu montar uma oficina por conta de sua paixão e por se cansar de ver mecânicos apresentando diagnósticos equivocados em seus carros (sem querer julgar se existia intenção ou não de cobrar mais caro). Estamos na cidade de São Paulo desde 2014.
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