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O que é o Coxim? Onde está localizado e para que serve esta peça

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Coxim: saiba tudo sobre esta peça presente em vários locais do veículo e quando trocar

O coxim é uma peça simples, mas essencial, que atua como uma espécie de “almofada” entre duas partes importantes do carro: o motor e o chassi, o câmbio e o suporte, ou até o sistema de suspensão.

Ele é feito de materiais como borracha e metal, que trabalham juntos para absorver vibrações, ruídos e impactos causados pelo funcionamento do motor e pelas irregularidades das ruas.

Imagine o coxim como um amortecedor pequeno, só que mais focado em eliminar tremores e garantir que tudo no carro fique no lugar certo. Sem ele, o motor ficaria solto, causando barulhos e movimentos perigosos para o próprio carro e para o motorista. Ele mantém o motor firme, mas também dá flexibilidade o suficiente para que ele funcione sem transmitir todas as vibrações para o veículo.

Sem eles seu veículo seria como uma carroça, sacolejando e tilintando o tempo todo que você estiver andando com o carro.

 

Quais são os tipos de Coxins existentes?

Tem coxim para todo lado do carro. Afinal, no carro temos vários blocos independentes e todos eles são unidos por um coxim com uma função específica, dependendo de onde ele está instalado no veículo. Aqui vão os principais:

Coxim de Motor e Câmbio
Troca de Coxim: maior conforto acústico e menor vibração no veículo

1. Coxim do Motor

Este é o coxim mais conhecido e um dos mais importantes do veículo. Ele fica localizado entre o motor e o chassi, absorvendo as vibrações geradas pelo funcionamento do motor. Sem ele, o motor poderia tremer tanto que você sentiria essas vibrações no volante, nos pedais e até no banco do carro. Normalmente, os coxins do motor podem ser vistos ao abrir o capô, fixados nas laterais ou na base do motor, mas o acesso exato pode variar dependendo do modelo do veículo.

2. Coxim do Câmbio

O coxim do câmbio realiza uma função semelhante à do coxim do motor, mas está diretamente ligado ao sistema de transmissão. Ele sustenta a caixa de câmbio e impede que seus movimentos afetem a dirigibilidade. Quando desgastado, pode causar dificuldades ao trocar de marcha ou gerar barulhos vindos da parte de baixo do carro. Sua localização geralmente é na parte inferior do veículo, entre a caixa de câmbio e o suporte do chassi, e muitas vezes requer que o carro seja levantado para inspeção.

3. Coxim da Suspensão

Esse coxim está no topo dos amortecedores, dentro das torres da suspensão. Sua função é absorver os impactos das rodas com o solo, proporcionando mais conforto ao dirigir e protegendo outras peças da suspensão contra danos. Para as rodas dianteiras, eles estão no compartimento do motor; para as rodas traseiras, em alguns veículos, ficam acessíveis pelo porta-malas.

4. Coxim do Escapamento

Responsável por manter o sistema de exaustão fixo e reduzir vibrações e ruídos gerados pelo escapamento, esse coxim pode ser encontrado ao longo do sistema de exaustão, que vai do motor até o final do escapamento. Quando está danificado, pode gerar barulhos metálicos na parte traseira do carro.

5. Coxim da Barra Estabilizadora

Embora pequeno, o coxim da barra estabilizadora é crucial para o funcionamento da suspensão. Ele conecta a barra estabilizadora ao chassi e ajuda a reduzir impactos nas curvas e manter a estabilidade do veículo. Esses coxins ficam localizados nas extremidades da barra estabilizadora.

6. Coxim do Radiador e da Bateria

Esses coxins, apesar de menos conhecidos, são igualmente importantes. O coxim do radiador está logo abaixo dele, no suporte, e ajuda a protegê-lo de vibrações. Já o coxim da bateria fica na base da bandeja onde a bateria é fixada, garantindo que ela não se mova durante o funcionamento do carro ou ao passar por terrenos irregulares.

A localização estratégica e funções específicas dos coxins garantem que o veículo opere suavemente, sem ruídos desnecessários e com maior segurança. A escolha do tipo e material do coxim varia conforme sua aplicação, mas todos têm o objetivo comum de proteger peças importantes, reduzir vibrações e aumentar a vida útil do veículo.

 

Quando substituir o coxim?

Geralmente, você deve considerar a troca do coxim quando perceber alguns sintomas específicos, como:

  1. Vibração excessiva no carro
    • Se você notar que o carro está tremendo mais do que o normal, especialmente em marcha lenta ou ao ligar o motor, pode ser um sinal de que o coxim do motor ou do câmbio está desgastado.
  2. Ruídos metálicos ou estalos
    • Rangidos ou barulhos metálicos ao passar por buracos, ao trocar de marcha ou mesmo com o carro parado podem indicar problemas nos coxins, especialmente os do escapamento ou da suspensão.
  3. Motor desalinhado ou “caído”
    • Se ao abrir o capô você perceber que o motor está visivelmente deslocado ou fora de posição, é quase certo que o coxim do motor está quebrado ou muito desgastado.
  4. Dificuldade ao trocar marchas
    • Trocas de marcha duras ou acompanhadas de trancos podem indicar desgaste no coxim do câmbio, que não está mais segurando a caixa de transmissão de forma adequada.
  5. Barulhos no escapamento
    • Vibrações excessivas ou sons anormais na parte traseira do carro podem apontar para um problema no coxim do escapamento.

 

Como identificar qual coxim está com defeito?

Se você notar algum dos sintomas acima, é importante verificar qual coxim está comprometido. Aqui estão algumas dicas para identificar o problema:

  1. Leve o carro a um mecânico experiente
    • Ele pode fazer uma inspeção visual e, se necessário, usar ferramentas como um macaco hidráulico para levantar o carro e examinar os coxins do motor, do câmbio e do escapamento.
  2. Preste atenção na origem do barulho ou vibração
    • Se o barulho ou vibração parecer vir da frente do carro, é provável que o problema esteja nos coxins do motor ou do câmbio.
    • Se for na traseira, pode ser o coxim do escapamento.
  3. Verifique se há desgaste visual
    • Coxins de borracha costumam apresentar rachaduras, deformações ou até descolamento do metal. Um coxim hidráulico pode apresentar vazamentos de óleo se estiver danificado.
  4. Testes de funcionamento
    • Um mecânico pode acelerar o motor com o carro parado para ver se há movimentação excessiva do motor. Isso pode indicar um coxim do motor comprometido.
  5. Ruídos na suspensão
    • Barulhos durante curvas ou ao passar por lombadas podem indicar problemas no coxim da barra estabilizadora ou da suspensão.

 

Manutenção Preventiva e Substituição

Os coxins não têm um prazo exato para substituição, mas fazer revisões regulares, a cada 10.000 a 15.000 km, é fundamental para identificar desgastes antes que eles causem problemas maiores. Trocar um coxim no início do problema sai muito mais barato do que esperar ele quebrar e sobrecarregar outras peças do carro.

Se você percebeu que seu veículo está vibrando mais do que o normal, fazendo barulhos estranhos ou simplesmente “não é mais o mesmo”, pode ser hora de uma inspeção nos coxins. Aqui na Victore Automotivo, localizada na Zona Sul de São Paulo, contamos com profissionais experientes e equipamentos modernos para diagnosticar e resolver problemas no seu carro de forma rápida e eficiente.

Não deixe para depois! Cuidar dos coxins e fazer a manutenção preventiva garante mais conforto, segurança e evita dores de cabeça no futuro. Agende uma visita na Victore Auto Center e sinta seu carro rodando como novo novamente!

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